
Quantas vezes você já ouviu sua mãe falar: "venha comer logo antes que a salada murche"? Tenho certeza de que foram várias. Mas, afinal, o que faz com que esse fenômeno ocorra?
Ao temperarmos a salada com sal, vinagre, azeite e outros, estamos tornando o meio externo às células dos vegetais hipertônico, ou seja, com alta concentração de soluto, o qual é, geralmente, associado a sais, quando, na verdade, abrange tudo o que pode ser dissolvido; e com baixa quantidade de água.
Consequentemente, as células dos vegetais se tornam hipotônicas em relação ao meio externo, ou seja, a concentração de soluto é menor e a concentração de água é maior.
Desse modo, ocorre um processo denominado "osmose", que consiste na passagem de água pelos poros das membranas das células. Essa passagem ocorre do meio onde há mais água (hipotônico) para o que há menos água(hipertônico), na tentativa de dissolver aquela quantidade de soluto. Portanto, as células vegetais vão perder água para o meio externo a elas, acabando por ganhar aquele aspecto murcho e anormal quando comparado a uma salada não temperada.
Espero que tenham compreendido e até a próxima postagem!
Um comentário:
Muito interessante!
Postar um comentário