#Java que pariu - Unable to delete file...

/**

10.6.13

0 comentários */
Decidi que irei agora registrar alguns erros que me fizeram arrancar os cabelos durante minhas desventuras pela programação, bem como a solução que encontrei, a fim de evitar a calvície de outros quatro olhos por aí. Serão postagens rápidas e, espero eu, eficazes.

Tentarei não entrar na causa do problema, e sim focar mais na solução. Posts separados serão dedicados, mais tarde, às explicações mais detalhadas. O máximo que poderei fazer agora será colocar algumas referências no fim da postagem. Então, vamos lá.

Pelo que li rapidamente em fóruns, o erro ocorre pelo fato de o arquivo indicado estar sendo usado pelo sistema, seja devido, caso você use Windows, à pasta que contém o arquivo estar aberta ou a ele estar em execução no sistema. Isso pode ser verificado pelo programinha Unlocked, que detalha tudo que se encontra em execução no computador. Felizmente encontrei, pelo Unlocked, o arquivo problemático e percebi que, mesmo com o Netbeans fechado, todos os arquivos do meu projeto estavam em execução (todos pertencentes ao processo java.exe), o que claramente era a fonte de todo o problema. Então aqui vai o passo-a-passo que segui e que você pode tentar:

1) Feche o Netbeans;
2) Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows (não saco muito de Linux, mas deve ter uma ferramenta semelhante);
3) Verifique que, se o arquivo estiver em execução mesmo, haverá um processo java.exe na lista de processos;
4) Finalize o danado do java.exe;
5) Abra o Netbeans e tente dar o Limpar e Construir.

Aqui funcionou.

Li em outros fóruns que um carinha conseguiu resolver apenas por apertar F11 (Construir). Comigo não deu certo, mas é uma tentativa válida.

Se alguém teve o problema e o resolveu de outra forma, por favor, metralhe nos comentários mais abaixo, vai ajudar muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário